(15) 3565-1365 Central de Atendimento
Central Manipulados
Model: Saúde
Product ID: 259
Product SKU: 259
New In stock />
Vitamina C 500mg

Vitamina C 500mg

Marca: Central Manipulados
Modelo: Saúde
Disponibilidade: Disponível em 2 dias úteis
aguarde, carregando preço...
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

vitamina C é um micronutriente essencial composto por duas moléculas muito similares entre si, o ácido ascórbico e o ascorbato. Participa de diversas reações bioquímicas nas células principalmente doando grupos hidroxilas para outras moléculas, em especial para o colágeno, que está presente em diversos tecidos no organismo.

Além disso também é uma boa molécula antioxidante, uma vez que tem facilidade de neutralizar as espécies reativas de oxigênio geradas nas células. Ela também é um importante co-fator para diversas reações enzimáticas, como as responsáveis por síntese de catecolaminas, aminoácidos, colesteróis e alguns hormônios peptídicos.

Ainda, já foi descrito como o ascorbato é importante na hidroxilação de certos fatores de transcrição que estão ligados a vias de transporte de ferro, glicólise, angiogênese e de sobrevivência celular.

A deficiência de vitamina C no organismo causa uma doença bastante conhecida que é o escorbuto. Esta foi a primeira doença observada a se relacionar com a falta de vitamina no organismo, cujos sintomas são dores nas articulações, dificuldade de cicatrização, hemorragias e inchaços em mucosas como a gengiva. Somente muito tempo mais tarde entendeu-se a relação desta com a falta da vitamina C.

Os antioxidantes são compostos químicos que podem prevenir ou diminuir os danos oxidativos de lipídios, proteínas e ácidos nucleicos causados por espécies de oxigênio reativo, que incluem os radicais livres, ou seja, os antioxidantes possuem a capacidade de reagir com os radicais livres e assim restringir os efeitos maléficos ao organismo (COUTO, 2010).

A vitamina C proporciona proteção contra oxidação descontrolada no meio aquoso da célula, devido ao seu alto poder redutor. A vitamina C é eficaz no tratamento da deficiência de ácido ascórbico, especialmente do escorbuto franco que ocorre raramente em lactentes e adultos (GOODMAN & GILMAN, 2013).

As propriedades antioxidantes do ácido ascórbico parecem proteger o óxido nítrico da degradação por radicais livres. Promove a melhora na vasodilatação dependente do endotélio, reduz a rigidez arterial e diminui a agregação plaquetária em seres humanos (TING, et al., 1997; ZUREIK, et al., 2004).

Propriedades

Antioxidante

Melhora do sistema imunológico

Deficiência vitamina C (escorbuto)

 

Posologia: 1 cápsula ao dia ou conforme orientação de profissional habilitado

 

Contraindicações: É contraindicado em casos de hipervitaminoses (excesso de vitamina) do tipo C ou em caso de alergia a qualquer um dos componentes da fórmula. O uso de Vitamina C também é contraindicado em pacientes com diagnóstico de litíase urinária oxálica e úrica e portadores de insuficiência renal.

Reações alérgicas a qualquer um dos componentes da fórmula.

Presença de cálculos renais, em especial, nos pacientes com passado de litíase renal. Com a administração de altas doses por tempo prolongado pode ocorrer: escorbuto de rebote, aumento da diurese, litíase oxálica ou úrica em pacientes com insuficiência renal ou naqueles predispostos à calculose.

Gravidez e lactação: Não há estudos controlados em animais e nem em mulheres grávidas.

Como a vitamina C é excretada no leite, deve-se investigar se a paciente está amamentando.

Categoria de risco na gravidez: C

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista

Interações medicamentosas: Pacientes, utilizando alguns medicamentos, como os barbitúricos, têm necessidades diárias de vitamina C mais elevadas. Os medicamentos do grupo dos salicilatos podem aumentar a eliminação urinária da vitamina.

 

Produto autorizado para comercialização em todo o território nacional através do anexo I da RDC 27/2010, em conformidade com a RDC 23/2000 da ANVISA.

 

Referências:

https://www.infoescola.com/bioquimica/vitamina-c/

https://www.iberoquimica.com.br/Arquivos/Insumo/arquivo-165718.pdf

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


Produtos Visitados

CNPJ: 00.934.025/0001-62. Farmacêutico Técnico Responsável: Igor Vinicius Furtado - CRFSP 93065. Autorização de Funcionamento de Empresa(AFE) - 7.14.08 Licença Sanitária - 352280201-477-000025-1-8