Central Manipulados
Model: Central Manipulados
Product ID: 2369
Product SKU: 2369
New In stock />
Metilcobalamina 500mcg - 120 cápsulas - Vitamina B12 - Sublingual (Tapiocaps)

Metilcobalamina 500mcg - 120 cápsulas - Vitamina B12 - Sublingual (Tapiocaps)

Marca: Central Manipulados
Modelo: Central Manipulados
Disponibilidade: Disponível em 5 dias úteis
Referência: CM0348
aguarde, carregando preço...
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

Metilcobalamina B12 Sublingual Sublingual (Tapiocaps)

500mcg  - 120 cápsulas

 

Composição

Vitamina B12...500 mcg

Excipientes...qsp

A Vitamina B12 (Cobalamina) é essencial para o metabolismo saudável do tecido nervoso. Sabemos que a deficiência de Vitamina B12 pode provocar distúrbios nervosos e danos cerebrais, bem como uma forma de anemia. A Vitamina B12 é um termo geral utilizado para designar um grupo de compostos relacionados que contém cobalto em sua composição. É também conhecida como cobalamina, entre as quais a cianocobalamina e a hidroxocobalamina são as principais formas para utilização clínica.

A cobalamina é uma vitamina hidrossolúvel do complexo B. Todas as formas são biologicamente ativas. Formas funcionais desta vitamina são chamadas coenzimas cobamidas, que são a metilcobalamina e a 5´desoxiadenosina cobalamina, sendo que a formação dessas coenzimas depende das vitaminas B2 e B3.

É uma coenzima que atua em diversas funções metabólicas, incluindo o metabolismo de ácidos graxos e carboidratos.

É vital para a síntese proteica.

As principais fontes alimentares de vitamina B12 são alimentos proteicos de origem animal (vísceras), leite e ovos.

Propriedades

· Deficiência de vitamina B12;

· Tratamento da anemia megaloblástica e perniciosa;

· Dermatite atópica;

· Suplementação para idosos;

 · Suplementação para veganos e vegetarianos;

· Suplementação para bariátricos.

Deficiência de Cobalamina

A deficiência de vitamina B12 pode ocorrer em vegetarianos estritos com ingestão inapropriada. Tal quadro é mais provável em pacientes com síndromes de má-absorção ou desordens metabólicas, megaloblastose induzida por óxido nítrico ou após gastrectomia ou pacientes bariátricos.

 A deficiência de vitamina B12 leva ao desenvolvimento de anemia megaloblástica e desmielinização, além de outros danos neurológicos. Uma anemia específica denominada anemia perniciosa pode ser desenvolvida em pacientes com ausência do fator intrínseco necessário para a boa absorção de vitamina B12 a partir da dieta.

A deficiência de ácido fólico também causa anemia megaloblástica, sendo difícil distinguir qual é a vitamina responsável pela deficiência. Perda de apetite, diarreia e problemas cutâneos também podem ocorrer.

Mecanismo de ação

A absorção da B12 se dá no TGI por mecanismos ativos ou passivos. Sua absorção é baseada no complexo mecanismo de captação, que envolve a ligação da cobalamina a um fator intrínseco pelo estômago e a transferência desse complexo para e através das células epiteliais do intestino, via sistema de transporte especializado, situado no íleo terminal. Esse sistema tem eficiência de absorção de aproximadamente 60%.

Outra rota de absorção envolve a difusão passiva através da parede intestinal, via independente do fator intrínseco ou íleo íntegro. Aproximadamente 1% da cobalamina é absorvida por esta via. A presença do ácido clorídrico também é necessária para quebrar as ligações peptídicas da Vitamina B12. O cálcio é outro fator necessário para absorção.

Após o processo de absorção, a vitamina B12 é transportada na corrente sanguínea ligada a proteínas séricas (globulinas e transcobalaminas). O armazenamento tecidual é maior no fígado, sendo liberada quando necessária para a medula óssea e outros tecidos.

O armazenamento corpóreo dessa vitamina é sustentado principalmente pelo chamado ciclo êntero-hepático, no qual a vitamina excretada por via biliar é novamente absorvida no trato intestinal e levada a integrar este ciclo. Havendo ingestão exagerada, ocorre a excreção por via urinária.

A síntese bacteriana de vitamina B12 é limitada no homem e ocorre através de microrganismos presentes na porção terminal do íleo, sendo, portanto, não absorvida.

Indicações 

Necessária na suplementação de dietas vegetarianas/macrobióticas. Em situações clínicas de hipovitaminose, estados de deficiência de origem alimentar, desde que não haja alterações hematológicas e neurológicas proeminentes; nas situações clínicas em que não há deficiência, a cianocobalamina pode ser usada profilaticamente em indivíduos com elevada probabilidade de desenvolver deficiência, como em vegetarianos restritos, gastrectomizados e portadores de certas afecções do intestino delgado. A vitamina B12 tem sido usada em uma série de condições clínicas, como paralisia facial periférica, neuralgia do trigêmeo, esclerose múltipla, desordens psiquiátricas, e frequentemente como fortificante para indivíduos com fadiga crônica. Em nenhuma dessas condições há evidência de real benefício na utilização da cobalamina. A alta prevalência de deficiência de vitamina B12 e folato observada em idosos indica uma particular necessidade de vigilância para a deficiência dessas vitaminas.

Posologia

Tomar uma cápsula no almoço.

Informações de Segurança

Reações de hipersensibilidade alérgica ocorrem raramente após doses parenterais de cianocobalamina e hidroxobalamina. Anticorpos do complexo hidroxocobalamina-transcobalamina II podem ser formados durante a terapia com hidroxocobalamina. Doses superiores a 10µg ao dia podem produzir uma resposta hematológica em pacientes com deficiência de folato.

Interações medicamentosas

A absorção de vitamina B12 a partir do TGI pode ser reduzida pela neomicina, ácido aminossalicílico, antagonistas de receptor H2 e colchicina. Contraceptivos orais podem diminuir as concentrações séricas de vitamina B12. Cloranfenicol parenteral pode atenuar o efeito da vitamina B12 na anemia (RUIZ K, 2012).

*Não se trata de propaganda, e sim de descrição do produto, consulte sempre um especialista. **Venda Sob prescrição de profissional habilitado, podendo este ser o nosso farmacêutico de acordo com a resolução 586/2013 do conselho de farmácia. Consulte-o. Todo produto deste site possui dosagens dentro dos padrões usuais / Venda sob prescrição médica.

1. Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.

2. Imagens meramente ilustrativas.

3. Pessoas com hipersensibilidade à substância não devem ingerir o produto.

4. Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.

5. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Qualquer dúvida entre em contato conosco.

6. Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o produto se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.

7. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

8. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

9. Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica.

10. O uso do medicamento durante o período de amamentação também não é recomendado.

11. "SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO".

VALIDADE: 12 meses após a data de fabricação.

Referências bibliográficas

Hendler SS. A enciclopédia de vitamina e minerais, Ed Campus, ed.2, 1994.

http://ilsi.org/brasil/wp-content/uploads/sites/9/2016/05/13-Cobalamina.pdf - último acesso: 27/09/2018. https://pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/compound/91820207#section=Top – último acesso: 27/09/2018. https://www.vetarq.com.br/2017/05/pdf-guia-terapeutico-veterinario.html - último acesso: 10/07/2018.

Ruiz K. Nutracêuticos na prática. Terapias baeadas em evidências. Ed Innedita, 2012; 54-56.

Thakkar K, Billa G: Treatment of vitamin B12 deficiency-methylcobalamine? Cyancobalamine? Hydroxocobalamin? - clearing the confusion. Eur J Clin Nutr. 2015 Jan;69(1):1-2. doi: 10.1038/ejcn.2014.165. Epub 2014 Aug 13.

https://www.iberoquimica.com.br/Arquivos/Insumo/arquivo-175132.pdf

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


Produtos Visitados

CNPJ: 00.934.025/0001-62

Endereço: Rua Doutor Felipe Vita, 1228 - Centro - Itaporanga - SP

Telefone: (15) 3565-1365

Farmacêutico Técnico Responsável: Igor Vinicius Furtado - CRFSP 93065

Autorização de Funcionamento de Empresa(AFE) - 7.14.08

Licença Sanitária - 352280201-477-000025-1-8

^
subir