Product ID: 243
Product SKU: 243
Vitamina B3 (Nicotinamida) 100mg

Vitamina B3 (Nicotinamida) 100mg

Disponibilidade: Disponível em 2 dias úteis
aguarde, carregando preço...
Simulador de Frete
- Calcular frete

VITAMINA B3 NA FORMA AMIDA

A niacinamida, ou nicotinamida, é uma das duas formas de vitamina B3; a outra é a niacina. A niacinamida é necessária para centenas de reações enzimáticas; a investigação demonstrou os seus efeitos benéficos na artrite, asma, diabetes, doenças cardiovasculares, stress ou acidentes vasculares cerebrais.

 

Mecanismo de ação

São vários os mecanismos de ação da nicotinamida, incluindo varredura de elétrons, inibição da 3’-5´-AMPfosfodiesterase e/ou aumento da conversão do triptofano e serotonina. Entretanto, sua atividade antiinflamatória pode estar relacionada à sua ação direta sobre os mediadores da inflamação, como histamina, inibição de neutrófilos, supressão da transformação de linfócitos e habilidade em bloquear a liberação de histamina pelos mastócitos.

O anel piridínico da nicotinamida pode ser um modulador fenotípico para alguns microorganismos e também possui atividade contra uma grande variedade de doenças inflamatórias cutâneas como a acne vulgar.

O efeito terapêutico da nicotinamida na acne vulgar parece envolver principalmente a inibição da 3´-5´-AMPfosfodiesterase e a transformação do linfócito antígeno induzido, o que inibe a proliferação epitelial da unidade pilo-sebácea, fator primário no desenvolvimento das lesões acnéicas, sendo uma alternativa aos antibióticos nos tratamentos tópicos da acne inflamatória.

 

Indicações

A nicotinamida é indicada para tratamento e prevenção do déficit de vitamina B3 (pelagra), tratamento tópico de acne leve a moderada,

tratamento oral com tetraciclina para controle de lesões de pênfigo.

Nicotinamida também é indicada como suplemento de vitaminas nos seguintes casos:

Para lactentes e crianças em fase de crescimento

Em dietas restritivas e inadequadas

Na prevenção do raquitismo

Na prevenção da cegueira noturna e xeroftalmia

Como auxiliar do sistema imunológico;

 

A nicotinamida é contraindicada para pacientes com hipersensibilidade conhecida aos componentes da fórmula, pacientes com disfunções hepáticas inexplicadas ou significantes, em caso de úlcera péptica ativa ou sangramento arterial.

Outros eventos adversos:

Gerais: edema generalizado e da face, edema periférico, astenia, calafrios. Cardiovascular: fibrilação atrial e outras arritmias cardíacas, taquicardia, palpitações, ortostase, síncope, hipotensão.

Olhos: ambliopia, edema macular cistóide.

Gastrintestinal: ativação de úlceras pépticas e ulceração péptica, icterícia, eructação e flatulência, dor dental severa e dor gengival.

Hepática: hepatotoxicidade severa incluindo necrose hepática fulminante. Metabólica: redução da tolerância à glicose, gota.

Musculoesquelético: mialgia, miastenia, rabdomiólise. Sistema nervoso: fraqueza, insônia, cãibras nas pernas, nervosismo, parestesia.

Respiratório: dispnéia. Pele: hiperpigmentação, acantose nigricans, prurido, rash maculopapular, urticária, ressecamento da pele, formigamento (parestesia).

Outros: enxaqueca.

Reações de hipersensibilidade: a aparente reação de hipersensibilidade que foi raramente relatada inclui um ou mais dos sintomas como angioedema, urticária, flushing, dispnéia, edema de língua, laringe, face; edema periférico, laringismo e rash vesiculo bulboso.

Alterações laboratoriais: elevações das transaminases séricas, DHL, glicemia de jejum, ácido úrico, bilirrubina total e amilase; redução dos níveis de fósforo. Pode ocorrer leve redução na contagem de plaquetas e prolongamento do tempo de protrombina.

 

Posologia: A nicotinamida é normalmente administrada na faixa de 20 a 100mg ao dia para o tratamento e prevenção dos estados de sua deficiência

 

Produto autorizado para comercialização em todo o território nacional através do anexo I da RDC 27/2010, em conformidade com a RDC 23/2000 da ANVISA.

 

Referências:

https://infinitypharma.com.br/uploads/insumos/pdf/n/Nicotinamida.pdf

https://www.iberoquimica.com.br/Arquivos/Insumo/arquivo-171932.pdf

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características