O QUE É VITAMINA E?
A vitamina E, também conhecida como tocoferol, pertence à classe dos compostos orgânicos lipossolúveis e é uma das mais importantes na lista de micronutrientes necessários aos atletas.
A sua presença no organismo garante não só uma rotina saudável, como também auxilia na proteção do organismo em casos de treinos intensos. Em geral, a prática de exercícios físicos e a busca por superação faz com que muita gente exija ainda mais do seu próprio corpo por meio de treinos pesados.
Assim sendo, para garantir a saúde do corpo, bem-estar e bons resultados, é preciso ter os melhores nutrientes na dieta. Desta forma, a suplementação de vitamina E tornou-se um dos principais recursos nutricionais dos praticantes de atividades físicas, pois além de assegurar o funcionamento saudável do organismo, também promove a recuperação e produção de energia para enfrentar a rotina de treinos.
PARA QUE SERVE VITAMINA E
Vitamina E é um poderoso antioxidante dos lipídeos das membranas celulares, das proteínas e do DNA, que são as estruturas mais prejudicadas pela ação dos radicais livres. No caso dos idosos, ela também promove a função normal de células chamadas linfócitos T.
Essas células, por sua vez, ajudam a defender o organismo de diversos microrganismos como vírus, fungos e alguns tipos de bactérias. Eles são produzidos na migração das células-mãe da medula óssea para o timo — é lá que esses linfócitos conseguem diferenciar os invasores das células e o próprio organismo.
Esse processo, quando não é realizado com eficiência, causa as famosas doenças autoimunes — é o caso da diabetes tipo 1 e esclerose múltipla, por exemplo. Por isso, pessoas de diversas idades poderão encontrar nesse produto alguns benefícios para sua saúde.
PARA QUE SERVE VITAMINA E?
BOM PARA QUAIS OBJETIVOS?
- COMBATE A OXIDAÇÃO CELULAR
- REFORÇA O SISTEMA IMUNOLÓGICO
- AUXILIA NO METABOLISMO DO COLESTEROL
- COMBATE OS RADICAIS LIVRES
A funcionalidade da vitamina E não acaba por aí, esse composto também promove benefícios bastante significativos para quem deseja manter o corpo saudável e em forma, como por exemplo:
AÇÃO ANTIOXIDANTE
O poder antioxidante dessa vitamina é a sua principal característica. Por meio do seu efeito contra os radicais livres, também obtemos proteção contra doenças que se desenvolvem quando há excesso dessas moléculas no corpo, como problemas cardiovasculares, por exemplo.
GANHO DE MASSA MUSCULAR
Devido ao seu poderoso efeito antioxidante, a vitamina E consegue proteger a musculatura da ação dos radicais livres que, geralmente, se encontram em grande quantidade no corpo no período pós-treino. Com essa proteção, a recuperação muscular ocorre com mais facilidade e rapidez, possibilitando o anabolismo muscular.
MELHORA DA SAÚDE DOS MÚSCULOS E OSSOS
A vitamina E é uma coadjuvante nos processos absortivos de minerais como Potássio e Cálcio, ambos fundamentais para manter a saúde da musculatura e do tecido ósseo.
EFEITOS ESTÉTICOS
Cabelos e pele também ficam mais saudáveis quando os níveis de vitamina E estão dentro do indicado, o que a torna um dos melhores amigos do público feminino.
OS ANTIOXIDANTES E A MUSCULAÇÃO
A produção de radicais livres é um processo normal do organismo, porém alguns fatores acabam causando uma produção maior que o normal dessas moléculas. Exposição solar, poluição, tabagismo, substâncias químicas e álcool são alguns dos principais fatores externos que podem ocasionar a produção em excesso.
Porém, o que muitas pessoas não sabem, é que o exercício físico de alta intensidade também causa essa produção elevada de radicais livres, podendo ocasionar até mesmo o estresse oxidativo, condição onde há uma quantidade muito elevada dessas moléculas, e os sistemas de defesa não são capazes de defender os tecidos com total eficácia.
Sabe-se que, quando um dos alvos principais dessas moléculas são as proteínas, o tecido muscular é diretamente prejudicado por elas, causando lesões do tecido e prejudicando o ganho e manutenção da massa magra.
Por essa razão, os antioxidantes devem estar sempre presentes na dieta dos atletas. A sua ação antioxidante somada a sua capacidade em favorecer o aumento da massa magra e melhora do desempenho esportivo faz com que a vitamina E, a vitamina B, e a vitamina B12 sejam uma das armas mais poderosas contra os radicais livres, sistema imunológico e, portanto, indispensável para todos os atletas.
A SUA PRESENÇA NO ORGANISMO FAVORECE O BEM-ESTAR E SAÚDE!
COMPOSTO ORGÂNICO LIPOSSOLÚVEL
A VITAMINA E É UM ANTIOXIDANTE QUE AUXILIA NA PROTEÇÃO DOS DANOS CAUSADOS PELOS RADICAIS LIVRES
QUANTIDADE DE VITAMINA E INDICADA
O consumo de vitamina E é aconselhado a qualquer pessoa, mas, diferentemente dos compostos hidrossolúveis que eliminam seu excesso por meio da urina, as lipossolúveis como ela são armazenadas em nosso corpo, favorecendo a intoxicação caso haja excessos.
Segundo a ANVISA, o valor aconselhado de consumo diário é de 10 mg. Os malefícios só são sentidos em dosagens muito altas e, portanto, o "limite" considerado capaz de trazer malefícios ao organismo é de 1000 mg. Doses maiores do que essa quantia, se consumidas durante o dia, podem reduzir a agregação plaquetária e aumentar o risco de hemorragias.
É sempre importante seguir as indicações nutricionais à risca e ter um controle sobre a ingestão diária. Para mais informações, consulte sempre um nutricionista, que receitará a quantidade ideal de acordo com a sua rotina, dieta e características específicas.
Com apenas 1 cápsula ao dia você atinge 100% da recomendação diária de vitamina E, e protege seu corpo dos efeitos nocivos dos radicais livres. Quanto ao horário de consumo, a marca indica consumir a cápsula junto a alguma refeição grande do seu dia — café da manhã, almoço ou jantar.
Assim fica mais fácil desfrutar dos benefícios dessas substâncias mesmo com a correria da semana. Então, proteja suas células e tecidos com os melhores produtos do mercado, e garanta o melhor desempenho nas atividades físicas.