O feno grego é uma planta medicinal muito conhecida e utilizada em várias culturas. No Brasil, a planta é muito utilizada como remédio caseiro, pois possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Isso faz com que a planta seja indicada para reduzir os níveis de colesterol no sangue, regular os níveis de açúcar no organismo e até mesmo para aumentar a libido. Porém, ao longo do conteúdo vamos explicar tudo que você precisa saber sobre o feno grego, como consumi-lo e os benefícios da planta.
Quer saber mais sobre o feno grego e para que ele serve? Basta acompanhar até o final do conteúdo que preparamos.
O que é o feno grego
O feno grego é uma planta medicinal da espécie Trigonella foenum-graecum, sendo conhecida também como fenacho ou alforvas. As folhas e brotos da planta são utilizados na culinária, enquanto as sementes são utilizadas na medicina popular.
O feno grego é composto principalmente por fibras e proteínas, bem como vitaminas e minerais como vitamina A, B1 , B2 e C. Por isso, o seu consumo, aliado a uma alimentação saudável, traz vários benefícios para a saúde.
O feno grego pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, nas quais as sementes são disponibilizadas em pó ou até mesmo cápsulas, que facilitam o consumo. Porém, o uso da planta para auxiliar no tratamento de doenças deve ser feito com a ajuda de um profissional, garantindo mais segurança.
Para que serve o feno grego
Os vários estudos feitos com o feno grego demonstram que a planta pode ser utilizada em várias situações. Com suas propriedades medicinais, o feno grego pode ser utilizado para:
Regular os níveis de açúcar no sangue
As fibras solúveis presentes nas sementes do feno grego ajudam a reduzir a absorção de açúcar pelo sangue, auxiliando na regulação deste. Isso acontece porque as fibras do feno grego possuem galactomanana, substância responsável por reduzir a absorção de açúcar.
Estimular a produção de testosterona
Estudos feitos com o feno grego mostram que a planta pode até mesmo estimular a produção de testosterona pelo organismo. E, como se sabe, os níveis de testosterona são responsáveis pelo desejo sexual, bem como pela ereção.
Por isso, o feno grego também é uma ótima opção para homens que procuram por alternativas naturais para aumentar a libido.
Melhorar o funcionamento do sistema digestivo
Como já mencionamos, o feno grego é rico em fibras e, por isso, é uma ótima opção para melhorar o funcionamento do sistema digestivo. O consumo de fibras é essencial para manter o trato digestivo funcionando corretamente, e o consumo de feno grego pode ser um grande aliado no tratamento de prisão de ventre.
Vale lembrar que, para melhorar o funcionamento do sistema digestivo, é preciso que o consumo de fibras seja acompanhado de uma ingestão de água suficiente.
Melhorar a saúde da pele
Por ter características anti-inflamatórias e antioxidantes, o feno grego é um aliado muito importante para manter a saúde da pele. Isso acontece porque os antioxidantes combatem os radicais livres que danificam as células, evitando o envelhecimento precoce e garantindo uma melhor saúde da pele.
Combater Inflamações
O feno grego é rico em várias substâncias anti-inflamatórias, que auxiliam na redução de inflamações. Por isso, o feno grego tem sido muito utilizado no tratamento contra dores de garganta, as cólicas menstruais e dores musculares.
Auxiliar na perda de peso
Por ser um alimento rico em fibras, o consumo de feno grego ajuda a manter a saciedade por mais tempo. Por isso, o alimento é um aliado para ajudar a perder peso de forma mais saudável, sem dietas restritivas.
Como consumir o feno grego
O consumo de feno grego com objetivo de usufruir de suas propriedades medicinais deve ser feito utilizando suas sementes. As sementes da planta podem ser usadas em chás, ou moídas para utilização em receitas diversas.
Porém, uma forma de consumir o feno grego de forma mais prática e garantir efeitos potencializados é utilizar a versão em cápsulas. A dose indicada é 1 cápsula, até 2 vezes ao dia, conforme a orientação médica, que deve ser consumida antes ou durante as refeições para potencializar os efeitos da planta.
Dessa forma, além de ter mais praticidade no seu cotidiano, você pode aproveitar todos os benefícios do feno grego.
Indicações e contra indicações do feno grego
Agora você já sabe como consumir o feno grego, então vamos falar também sobre as indicações e contra indicações do alimento. O feno grego, por ser um produto vegetal, é bem tolerado pelo organismo.
Porém, casos em que pessoas fazem o uso prolongado ou em grandes quantidades, é possível ocorrer alguns efeitos colaterais, como diarreia, flatulência e urina com cheiro forte.
O feno grego também não deve ser utilizado por:
Mulheres grávidas;
Crianças;
Pessoas sensíveis a alterações hormonais, como as que estão passando por tratamento de câncer de próstata e de mama;
Pessoas com alergias a castanhas, amendoim e nozes.
Pessoas diabéticas devem ter cautela ao utilizar o feno grego. Por ter substâncias que reduzem a absorção de açúcar no sangue, a utilização de feno grego pode reduzir muito a quantidade de açúcar no organismo, causando hipoglicemia.
Benefícios do feno grego
São vários os benefícios do consumo de feno grego, entre eles:
Tem consumo facilitado na versão em cápsulas, garantindo mais praticidade no cotidiano;
Ajuda a regular a quantidade de açúcar no sangue;
Ajuda no combate a inflamações como dores de garganta e dores musculares;
Ajuda na perda de peso e na saúde do trato digestivo por ser um alimento rico em fibras;
Auxilia no controle do colesterol, regulando os níveis de colesterol ruim e controlando a pressão arterial;
Possui antioxidantes, que ajudam a melhorar a saúde da pele e evitar o envelhecimento precoce;
Auxilia a produção de testosterona, que é responsável pelo aumento da libido e da ereção.