O QUE É VITAMINA C?
A vitamina C é uma das mais famosas e reconhecidas, porque está associada à prevenção de diversas doenças e à melhora do sistema imunológico.
Estudos recentes apontam também para um efeito de alívio no estresse, melhora na pele e até mesmo prevenção de problemas oftalmológicos e derrames.
As plantas e diversos mamíferos são capazes de sintetizar a vitamina C, mas esse não é o caso dos humanos. A única forma de garantir sua presença no corpo é por meio da alimentação, ingerindo ingredientes que sejam ricos em vitamina C para desfrutar de seus benefícios e da suplementação.
A vitamina C foi a primeira vitamina a ser sintetizada, em 1933, com o intuito de que pudesse ser preparada industrialmente e disponibilizada ao público em grandes quantidades a um custo bem acessível.
PARA QUE SERVE A VITAMINA C?
Vamos fazer uma listinha? Olha só: A vitamina C 500 mg pode ajudar numa série de questões relacionadas à saúde. É muito necessária em casos patológicos e de treinamento em alta necessidade. Ela atua na absorção do ferro, reduz o nível de triglicerídeos e de colesterol, além de fortalecer o sistema imunológico, auxiliar na síntese de colágeno e na prevenção às lesões teciduais, ajudando no combate de processos inflamatórios, bem como o dano oxidativo aos tecidos, como mostra o estudo das pesquisadoras Jordana Tres Santos, Marise Wilsmann Krutzmann e Camila Correa Bierhal.
Além de ser usada como antioxidante, a vitamina C também ajuda no crescimento e na manutenção da saúde das células do organismo, principalmente dos ossos, dos dentes, das gengivas e dos vasos sanguíneos. Também pode combater a fadiga, distúrbios do sono, falta de concentração, e é uma aliada na melhoria da absorção de ferro em pessoas com propensão à anemia.
De acordo com as três pesquisadoras, a vitamina C apresenta uma estrutura química que corresponde ao grupo das vitaminas hidrossolúveis, ou seja, aquelas que são diluídas em água. A maior parte dela não se armazena no corpo, sendo eliminada por meio da urina, sob forma inalterada; pelas fezes, em quantidades pequenas; pelo suor e por via respiratória, na forma de CO².
Por esse motivo, é muito importante a administração diária de Vitamina C 500 mg, pois facilmente suas reservas se esgotam e a suplementação pode ser um grande auxílio na manutenção e equilíbrio dos valores de vitamina C no organismo.
BENEFÍCIOS DA VITAMINA C
Muito já falamos das potencialidades de ingerir a Vitamina C 500 mg e de que nossa dieta precisa ter alimentos que a contenham, como brócolis, couve, pimentão amarelo, caju, goiaba, mamão, manga, acerola, kiwi e laranja. Mas, além da dieta, a vitamina C pode ser ingerida por meio de comprimidos. Então, fique atento e anote os seus benefícios!
- AUXILIA NA PROTEÇÃO DOS DANOS CAUSADOS PELOS RADICAIS LIVRES
- AUXILIA NA SÍNTESE DE HORMÔNIOS
- AUMENTA A ABSORÇÃO DE FERRO
- AUXILIA NA PRODUÇÃO DE COLÁGENO
- AUXILIA NO METABOLISMO ENERGÉTICO
- AUXILIA NO METABOLISMO DE PROTEÍNAS E GORDURAS
- AUMENTA OS NÍVEIS DE ANTICORPOS
- PROTEGE AS CÉLULAS
- DIMINUI DANOS NA PELE CAUSADOS PELO SOL
- ATUA NA ABSORÇÃO DO ZINCO
COMO CONSUMIR VITAMINA C?
A vitamina C deve ser ingerida diariamente. A recomendação de consumo é de dissolver o comprimido em um copo com 200 ml de água.
QUANDO CONSUMIR VITAMINA C?
Se a sua intenção é adquirir um efeito antioxidante, o ideal é consumir a sua dose diária de vitamina C a qualquer hora do dia, antes de realizar os exercícios, assim, os seus efeitos serão potencializados. Entretanto, o consumo também pode ser feito pela manhã.
QUAL É A QUANTIDADE DIÁRIA INDICADA PARA CONSUMO?
A quantidade recomendada pelos especialistas e pela OMS é de uma dose de até 200 mg por dia. Entretanto, em alguns casos particulares, como portadores de doenças patológicas, e em caso de gravidez, essa dosagem pode ser ainda maior. Atletas profissionais ou amadores também precisam de uma ingestão maior, de 500 mg a 1.000 mg/dia. Por isso, sempre é recomendado procurar um profissional que o auxilie na quantidade de ingestão de vitaminas ideal para a sua dieta e condição física.
O consumo desnecessário em excesso dessa vitamina pode causar efeitos colaterais. Por isso, reforçamos a importância de uma consulta com especialistas antes de se autossuplementar com Vitamina C 500 mg.
PARA QUEM É INDICADA A VITAMINA C?
A vitamina C é indicada para as pessoas que precisam complementar sua dieta com a suplementação. Atletas de alto rendimento, pessoas com deficiência de ferro e crianças que não se alimentam corretamente também precisam de vitamina C, mas é sempre bom procurar a ajuda de um médico ou nutricionista para ajustar a quantidade ideal.
A VITAMINA C PODE SER CONSUMIDA COM ALGUMA MEDICAÇÃO?
Não existe contraindicação da ingestão de vitamina C e outros medicamentos, desde que tomado o cuidado de sempre consultar um especialista.
A VITAMINA C PODE SER CONSUMIDA COM OUTROS SUPLEMENTOS?
Você pode tomar outros suplementos e, concomitantemente, a vitamina C. No entanto, é preciso observar se esses suplementos já não contém vitamina C, para evitar uma superdosagem. Bons suplementos para combinar com o uso de vitamina C, são outras vitaminas como, vitamina D, vitamina E e multivitamínico.
- AUXILIA NA SAÚDE DO SISTEMA IMUNOLÓGICO PODENDO AJUDAR NA PREVENÇÃO DE DIVERSAS DOENÇAS
- A VITAMINA C AUXILIA NA ABSORÇÃO DE FERRO DOS ALIMENTOS
- A VITAMINA C É UM ANTIOXIDANTE QUE AUXILIA NA PROTEÇÃO DOS DANOS CAUSADOS PELOS RADICAIS LIVRES
- A VITAMINA C AUXILIA NO FUNCIONAMENTO DO SISTEMA IMUNE
PODE TOMAR VITAMINA C QUANDO NÃO TEM TREINO?
Você pode tomar vitamina C quando não está fazendo exercícios físicos diariamente, de acordo com a dose recomendada por especialistas. Mas, para os atletas, quanto maior for a intensidade do treino, maior pode ser a indicação de ingestão de vitamina C. Após a prática de exercícios mais puxados, a demanda por nutrientes do nosso corpo aumenta consideravelmente, ou seja, precisamos supri-la para termos uma melhor recuperação.
SINTOMAS DA DEFICIÊNCIA DE VITAMINA C
A carência de vitamina C é responsável pelo escorbuto, no adulto, e pela doença de Barlow, em crianças. A doença de Barlow é o prolapso da válvula mitral, um problema cardíaco no qual a válvula que separa as câmaras superior e inferior do lado esquerdo do coração não fecha apropriadamente.
A falta de vitamina C também é relacionada a diversas outras consequências no nosso corpo:
- Perda de força muscular;
- Falta de apetite;
- Fadiga;
- Apatia;
- Anemias;
- Pele seca;
- Enfraquecimento do sistema imunológico;
- Irritabilidade;
- Tontura;
- Dores nas articulações;
- Anemia;
- Hemorragia gengival;
- Dificuldade de cicatrização;
- Queda de cabelo.