
Magnésio Dimalato
O Magnésio Dimalato é um suplemento mineral que combina o magnésio com o ácido málico, dois nutrientes imprescindíveis para uma boa saúde.
O Magnésio Dimalato é a melhor forma de repor magnésio. Composto de magnésio e ácido málico. Sem glúten, sem lactose e sem corantes.
O magnésio participa de mais de 350 reações enzimáticas em nosso organismo, sendo essencial para seu ótimo funcionamento, uma vez que age nas mais diversas e distintas reações.
O ácido málico é um componente essencial no ciclo de Krebs, forma como nosso corpo converte os alimentos em energia. Segundo cátion intracelular mais abundante no corpo e um dos mais importantes, o magnésio atua na síntese de proteínas, no transporte de energia, no fortalecimento ósseo, na saúde cardiovascular, entre outros.
Destes, cerca de 60% a 65% encontram-se nos ossos, aproximadamente 30% nos músculos e o restante nos tecidos moles e fluidos corpóreos.
Por isso, é conhecido por sua capacidade de aumentar a energia e tolerância ao exercício. Desta maneira, é amplamente usado no tratamento de fibromialgia e síndrome de fadiga crônica.
Para que serve o Magnésio Dimalato Nutriblue?
- O ácido málico, presente no suplemento Magnésio Dimalato, é um ácido orgânico dicarboxílico de sabor azedo. Este ácido é formado em ciclos metabólicos nas células de plantas e animais.
- Nos seres humanos, o ácido málico juntamente com os demais intermediários do Ciclo de Krebs está envolvido na conversão metabólica de carboidratos, ácidos graxos e proteínas, fornecendo energia as células.
- O ácido málico também age como um quelante de metal, sendo capaz de ligar-se a metais potencialmente tóxicos e eliminá-los do organismo. Através de seu efeito antioxidante, o ácido málico previne a peroxidação lipídica.
- O magnésio tem papel essencial no metabolismo do nosso corpo. É cofator de enzimas do metabolismo glicídico, lipídico, de proteínas e ácidos nucleicos.
- Atua ainda na síntese de transportadores de Hidrogênio e tem ação direta em todas as reações que envolvem a formação e uso de trifosfato de adenosina (ATP). O ATP, para ser biologicamente ativo, precisa estar associado ao magnésio.
- O magnésio atua na contração muscular e na melhora do desempenho físico. Como é considerado um antagonista do cálcio na contração muscular, ou seja, enquanto o cálcio contrai o músculo, o magnésio relaxa, a deficiência de magnésio provocar contrações involuntárias, tremores e câimbras.
- Além do músculo esquelético, o magnésio atua também no musculo liso e cardíaco, sendo considerado um importante regulador da função das células cardíacas.
- Por atuar como um inibidor dos canais de cálcio, aumenta a resistência plaquetária e a síntese de prostaciclinas e inibe a enzima conversora de angiotensina, levando à vasodilatação e consequentemente auxiliando para manter a pressão sanguínea normal.
- Sua ação antiarrítmica se deve à regulação da bomba de sódio e potássio através da membrana celular, impedindo alterações do músculo cardíaco e mantendo os batimentos regulares.
- O magnésio também é essencial para a saúde óssea, uma vez que favorece a absorção de cálcio por estimular o hormônio calcitonina, que retira o excesso de cálcio do sangue e leva para os ossos. Ao mesmo tempo em que suprime o paratormônio, evitando que este retire cálcio dos ossos.
- O magnésio ainda auxilia na melhora do funcionamento do cérebro, aumentando a capacidade de memória e de aprendizagem. Melhora também a imunidade por participar de diversas funções das células imunes.
- Atua na síntese de imunoglobulinas, aumenta a atividade dos leucócitos, participa da fagocitose e da morte celular programada. Tem ainda ação antioxidante, neutralizando os radicais livres que causam danos celulares.