(15) 3565-1365 Central de Atendimento
Central Manipulados
Product ID: 233
Product SKU: 233
New In stock />
Vitamina B5 500mg

Vitamina B5 500mg

Marca: Central Manipulados
Disponibilidade: Disponível em 2 dias úteis
aguarde, carregando preço...
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

A vitamina B5 é um micronutriente essencial que faz parte do Complexo de vitaminas B. Formada pelas moléculas de ácido pantotênico ou por pantotenato, moléculas que possuem um grupamento amida ligado a um aminoácido de β-alanina e a um ácido carboxílico D-pantóico.

O Pantotenato de cálcio (vitamina B5) é uma vitamina hidrossolúvel alifática que se utiliza principalmente em forma de sal de cálcio, a qual é mais estável e depois se transforma no ácido no interior do organismo, tendo a mesma atividade.

Encontra-se em muitos alimentos como a carne, os legumes e os cereais integrais, ovos, leite, frutas e as verduras.

Em animais, a principal função do ácido pantotênico é formar a molécula de coenzima-A (CoA), uma importante coenzima que atua na geração de energia durante os processos de metabolismo de açúcares, lipídios e proteínas  e também na síntese de ácidos graxos e colesterol. 

Nesse contexto, CoA é uma enzima extremamente importante na síntese de colesterol, que por sua vez é muito importante para a função dos hormônios do organismo todo. CoA também é utilizada na acetilação e acilação de genes, modulando os padrões de expressão e tradução destes. Em termos “macroscópicos” o ácido pantotênico está relacionado com a síntese de hormônios adrenais, com a resposta do organismo frente a estresses produzindo cortisona, na síntese de esteróides, na formação de anticorpos, e na geração de energia a partir de lipídios, açucares e proteínas.

A suplementação com ácido pantotênico é usada para o tratamento de diversos problemas como para problemas cardíacos, colite, problemas respiratórios como asma, autismo, calvície, déficit de atenção, hiperatividade, hipoglicemia, pressão baixa, distrofias musculares, alcoolismo, obesidade, tensão pré-menstrual, doença de Parkinson, hipotiroidismo, problemas de pele, depressão, entre outros. No entanto ainda são necessárias maiores investigações científicas para estudar a eficácia de seu uso em cada caso.

Devido sua participação em processos biológicos tão generalistas e importantes, sua deficiência pode causar sintomas diversos, assim como deficiências em outras vitaminas do complexo B. Pode incluir fadiga, apatia, neuropatias, hipoglicemia, náusea, vômitos, distúrbios no sono e dores. A maioria das vitaminas do complexo B atuam juntas em algumas vias, e a deficiência de uma delas pode prejudicar o funcionamento das outras.

Posologia: 1 cápsula juntamente com refeição, ou conforme orientação de profissionais habilitados.

 

Produto autorizado para comercialização em todo o território nacional através do anexo I da RDC 27/2010, em conformidade com a RDC 23/2000 da ANVISA.

 

Referências:

 https://medlineplus.gov/druginfo/natural/853.html 

 http://www.whfoods.com/genpage.php?tname=nutrient&dbid=87 

Food and Nutrition Board, Institute of Medicine. Dietary reference intakes for thiamin, riboflavin, niacin, vitamin B6, folate, vitamin B12, pantothenic acid, biotin, and choline. Washington, DC: National Academy Press; 1998;58-86

https://www.iberoquimica.com.br/Arquivos/Insumo/arquivo-121449.pdf

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


Produtos Visitados

CNPJ: 00.934.025/0001-62. Farmacêutico Técnico Responsável: Igor Vinicius Furtado - CRFSP 93065. Autorização de Funcionamento de Empresa(AFE) - 7.14.08 Licença Sanitária - 352280201-477-000025-1-8