(15) 3565-1365 Central de Atendimento
Central Manipulados
Product ID: 237
Product SKU: 237
New In stock />
Acido Fólico (Vitamina B9) - 800mcg

Acido Fólico (Vitamina B9) - 800mcg

Marca: Central Manipulados
Disponibilidade: Disponível em 2 dias úteis
aguarde, carregando preço...
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

A vitamina B9ácido fólicofolacina ou ácido pteroil-L-glutâmico é uma vitamina hidrossolúvel, essencial, componente do grupo de vitaminas do complexo B . Essa vitamina é essencial para o metabolismo de proteínas e ácidos nucléicos e participa como coenzima nas reações de transferência, como aceptora e doadora, de unidades de um carbono.

O ácido fólico participa como coenzima no metabolismo de ácidos nucléicos através de duas vias principais: uma na síntese da fita de DNA a partir dos precursores (timidinas e purinas) e outra na reação de metilação de DNA, RNA e proteínas através da doação de grupamentos de um carbono, participando na modulação de expressão gênica e protéica. Além disso o ácido fólico também participa do metabolismo de diversos aminoácido, como a serina, glicina, histidina, metionina e cisteína.

A hipovitaminose B9 é geralmente causada pela insuficiência de ingestão, mas também pode ser decorrente de outras situações como o grande consumo de álcool, tabagismo e drogas. Outras condições como câncer, doença de Crohn, colites ulcerativas e doença celíaca também podem causar deficiência de ácido fólico. Os sintomas dessa hipovitaminose incluem anemias, distúrbios digestivos, problemas de crescimento, cansaço, dores no corpo, problemas de memória, insônia e fraqueza. A anemia megaloblástica é a principal manifestação da hipovitaminose B9. Apesar de também poder ser devido a deficiência em B12 , a anemia megaloblástica se dá pela inibição da síntese de DNA das células vermelhas, fazendo com que elas não sejam formadas, ou sejam imaturas e disfuncionais.

Durante a gravidez as demandas de ácido fólico aumentam consideravelmente devido à alta taxa de síntese de ácidos nucleicos, por isso é comum que haja suplementação desta vitamina na dieta de mulheres grávidas afim de garantir quantidades adequadas para o desenvolvimento do embrião.

A deficiência de ácido fólico durante o desenvolvimento embrionário pode acarretar em danos irreversíveis, principalmente relacionados a dificuldade de desenvolvimento do sistema nervoso do feto.

Grandes quantidades de ácido fólico ajudam a corrigir problemas como a anemia megaloblásticas, mas não ajudam a reverter danos neurológicos causados pela sua deficiência. O excesso de vitamina B9 em si não traz nenhum risco de toxicidade, no entanto, é apontado que o excesso de ácido fólico possa “camuflar” os efeitos da falta de vitamina B12.

Indicações

Antidepressivos, antiproliferativa, antiteratogenico e anti-inflamatórios (gengival); Prevenção de defeitos do tubo neural na gravidez.

Benefícios

Promove a saúde dos cabelos e da pele

É essencial na síntese de DNA

Auxilia na manutenção do sistema imunológico, circulatório e nervoso

Auxilia no combate ao câncer de mama e cólon

Antitóxico

Combate parasitas intestinais

Diminui o risco de aterosclerose

 

Contraindicações: A relação risco-benefício deve ser avaliada na presença de anemia perniciosa (o Ácido Fólico corrige as anomalias hemáticas, porém os problemas neurológicos progridem de forma irreversível). E anemia megaloblástica causada por deficiência de vitamina B12.

 

Posologia: Uma cápsula ao dia

Advertência: Portadores de anemia perniciosa, usuários de anticonvulsivos, grávidas e lactantes -  Consultem sempre um médico antes de fazer uso desta medicação.

 

Produto autorizado para comercialização em todo o território nacional através do anexo I da RDC 27/2010, em conformidade com a RDC 23/2000 da ANVISA.

Referências:

http://lpi.oregonstate.edu/mic/vitamins/folate 

https://ods.od.nih.gov/factsheets/Folate-HealthProfessional/ 

http://www.gallica.com.br/arquivos/site/materia-prima/acido_folico.pdf

https://www.cpt.com.br/saude/vitamina-b9-importancia-fontes-de-alimentos-valores-nutricionais-carencia-e-excesso

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


Produtos Visitados

CNPJ: 00.934.025/0001-62. Farmacêutico Técnico Responsável: Igor Vinicius Furtado - CRFSP 93065. Autorização de Funcionamento de Empresa(AFE) - 7.14.08 Licença Sanitária - 352280201-477-000025-1-8